Opinião - O Coronavírus reforça a importância do SUS no Brasil

São 1.345.254 casos confirmados, 57.658 mortes e 715.905 recuperados até a noite de 28 de junho. Os dados sobre o Coronavírus no Brasil revelam dois pontos que merecem atenção. Primeiro, o desafio de vencer a COVID-19 está longe do fim, pois há dúvidas se chegamos ou não ao pico da pandemia da qual somos hoje o epicentro. Segundo, o papel do Sistema Único de Saúde, o SUS, apesar de seus gargalos, precisa ser ainda mais valorizado.

 

O Diretor Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, declarou na última semana que ainda não é possível determinar se o Brasil chegou ou não ao pico da pandemia, nem precisar quando isso irá acontecer. A princípio, somos o centro mundial das atenções no que tange ao COVID-19 e precisamos redobrar a atenção e os cuidados de isolamento.

 

Até mesmo onde a pandemia teve o achatamento de sua curva, como na nossa Minas Gerais, o crescimento de casos no estado é proporcional ao da ocupação de leitos. Na última semana, estive em Brasília e em Belo Horizonte, buscando mais recursos para os municípios e hospitais públicos mineiros, numa tentativa de incrementar os investimentos no combate à pandemia. Só o esforço contínuo e conjunto tem o poder de salvar vidas.

 

Em tempos difíceis, o papel do SUS é um alento para nós. Se está longe da perfeição, nosso serviço público de saúde pelo menos revela seu caráter universal e inclusivo num país desigual como o Brasil. Afinal, atuar no combate ao Coronavírus e, paralelamente, executar programas de vacinação e prevenção, atendimentos de baixa, média e alta complexidade e de urgência e emergência é um desafio que, por si só, equivale a combater uma pandemia a cada dia do ano.

 

Aos profissionais da linha de frente do combate ao Coronavírus, todos eles, sem exceção, meu respeito e muito obrigado por tudo. São mulheres e homens da saúde, educação, segurança, ciência e serviços de apoio e manutenção que merecem nossos aplausos todos os dias. O combate ao Coronavírus começa pelo respeito a quem se coloca a frente da missão de salvar vidas.

 

Please reload

Destaque

15º deputado federal mais votado do país, Misael Varella é o campeão entre os estreantes em Minas

December 25, 2014

1/3
Please reload

Notícias Recentes

February 19, 2020

Please reload

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022