MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA LINHA DE CRÉDITO PARA INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE SAÚDE


O Deputado Federal Misael participou, nesta terça-feira, do lançamento da nova linha de crédito da Caixa Econômica Federal para entidades filantrópicas vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Fruto de uma parceria entre a instituição financeira e o Ministério da Saúde, a operação visa contribuir para a reestruturação financeira destas instituições. Com isso, o acordo pretende melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e foi conduzida pelo Ministro da Saúde, Henrique Mandetta. O Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Edson Rogatti, também participaram do evento. Mandetta ainda assinou uma portaria do Ministério da Saúde que prevê a utilização do Fundo de Garantia (FGTS) para operações de crédito com o setor filantrópico.

Membro da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados e da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Misael comemorou o lançamento da linha de crédito. “Aos poucos, estamos dando passos importantes rumo à recuperação das saúde pública do Brasil. Não queríamos que a situação estivesse como está, mas, se o cenário é este, temos que buscar alternativas para recuperar financeiramente quem presta a grande maioria dos atendimentos à população”, comentou.

O setor filantrópico é um parceiro fundamental para o atendimento aos usuários da rede pública de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, há 2.147 entidades hospitalares filantrópicas que prestam serviços ao SUS em no país, sendo 273 hospitais 100% SUS. Em 968 municípios, a assistência hospitalar é realizada unicamente por essas unidades. As entidades foram responsáveis, em 2018, por 43,45% das internações hospitalares pelo SUS e colocaram à disposição quase 129 mil leitos para o SUS, o que representa 37,6% do total de leitos disponíveis no Brasil.

#MISAELVARELLA #deputadofederal #saúde #sus #saúdepública #mandetta #ministériodasaúde #caixa #cef #câmaradosdeputados

Destaque
Notícias Recentes

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022