Discurso 10/04

 

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

 

O Congresso corre o sério risco de criar uma reforma política anômala com as propostas de lista fechada e financiamento de campanhas. É o momento de pensarmos se, na atual crise, devemos onerar ainda mais os cofres públicos com repasses aos 35 partidos políticos existentes hoje. Cabe também uma profunda reflexão sobre a tão cobrada transparência de nossa classe, ao propormos que o sistema de lista fechada seja adotado justamente quando o foro privilegiado sustenta a liberdade de nomes nesta casa.

 

A reforma política que a população tanto almeja ainda não foi apresentada. A diminuição ou até mesmo o corte total de repasses públicos e de siglas, através de uma eficiente cláusula de barreira, o fim da reeleição e a obrigatoriedade do voto, temas tão debatidos pela população, não chegam ao Congresso. É impensável falar em mudanças sem que nada ou pouco mude, sem que possamos ouvir quem realmente paga o preço de campanhas Brasil afora.

 

Mais uma vez, a volta da credibilidade dos políticos em todas as esferas do poder vai sendo deixada de lado. Resta saber se os demais parlamentares, que assim como eu não estão envolvidos em escândalos de corrupção, compartilham das mesmas opiniões a respeito do tema. Uma reforma de verdade deve cortar o mal pela raiz, propor novos rumos para a estrutura política vigente e sanar de uma vez por todas as desconfianças e desilusões do povo com os governantes que escolheram.

Please reload

Destaque

15º deputado federal mais votado do país, Misael Varella é o campeão entre os estreantes em Minas

December 25, 2014

1/3
Please reload

Notícias Recentes

February 19, 2020

Please reload

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022