Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022

Parcerias podem ser uma solução viável para amenizar crise na saúde

Deputado Misael Varella elogiou a atuação do Ministério da Saúde e FEDERASSANTAS no incentivo ao intercâmbio de ideias e ações

 

 

 

O intercâmbio de informações e as parcerias com outros segmentos do poder público transformaram-se numa alternativa de sobrevida para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é a opinião do Deputado Federal Misael Varella, que elogiou as iniciativas do Ministério da Saúde em firmar parcerias com a Força Aérea Brasileira (FAB) e da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS, que tem como objetivos para 2017 a implantação de um plano de intercâmbio de informações entre as instituições do estado.

 

Misael citou duas iniciativas do Ministério da Saúde que, segundo ele, podem amenizar o impacto financeiro nas instituições públicas e otimizar os serviços. Um deles é o Decreto nº 8.753, assinado pelo Presidente Michel Temer, que estabeleceu que a Aeronáutica deve manter um avião da FAB, em solo, à disposição para qualquer chamado de transporte de órgãos ou de pacientes em aguardo de transplantes no SUS. A medida viabilizou um aumento de 13% dos transplantes de coração, passando de 5, em 2015, para 46 órgãos transportados no ano passado.

 

Outra iniciativa é o cadastro, no site do Ministério, para que todos os gestores da saúde possam informar à pasta quais equipamentos e materiais permanentes estão faltando para ampliar o atendimento e a assistência aos usuários do SUS. Os dados levantados permitirão o estudo de ações regionalizadas e integradas do Governo Federal.

 

Quanto à FEDERASSANTAS, o compartilhamento de informações para buscar soluções e fortalecimento para o setor filantrópico é uma meta para este ano. Defensor da saúde desde o início de seu mandato, Misael considera o órgão um dos principais defensores da saúde pública em Minas Gerais e reforça o trabalho feito neste âmbito. “Nada do que foi citado retira as obrigações do poder público, porém mostra que o deficit na saúde pode ter um impacto menor caso as instituições públicas unam forças pela melhoria e otimização dos seus serviços”, comentou o deputado.

 

Please reload

Destaque

15º deputado federal mais votado do país, Misael Varella é o campeão entre os estreantes em Minas

December 25, 2014

1/3
Please reload

Notícias Recentes

February 19, 2020

Please reload