Em defesa da Saúde - Deputado Misael Varella volta a cobrar o reajuste na tabela do SUS


O relatório aprovado na Subcomissão Especial do SUS, da Comissão de Seguridade Social e Família, aponta uma crônica defasagem da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde. Nesta quinta-feira, o Deputado Misael Varella usou o plenário da Câmara para pedir que o país supere o subfinanciamento do SUS. Para ele, esta “é a única forma de garantir a sobrevivência das instituições públicas de saúde”.

A subcomissão apontou um sistema marcado por subfinanciamento crônico e diante de uma judicialização sem controle perante as demandas não atendidas da população. O aumento da expectativa de vida do brasileiro, a descoberta de novos medicamentos cada vez mais caros e a defasagem da tabela de procedimentos do SUS projetam um quadro ainda pior para o futuro.

Para o deputado, a correção da tabela de procedimentos é o primeiro passo para que o acesso à saúde pública se torne efetivo. “Corrigir os valores da tabela de procedimentos do SUS pode ajudar a reduzir o gargalo da saúde pública e, mais do que isso, universalizar de fato o acesso a um sistema que não pode funcionar apenas no papel. A saúde pública é uma bandeira de minha atuação parlamentar, mas deve ser, acima de tudo, a principal bandeira do Brasil”, concluiu.


Destaque
Notícias Recentes