Misael Varella presta homenagem aos produtores rurais de Minas

 

Em comemoração ao Dia do Produtor Rural Mineiro, celebrado em 7 de julho, o Deputado Federal Misael Varella prestou sua homenagem ao homem do campo de todo o estado. No plenário da Câmara, Misael parabenizou os produtores que vem transformando Minas Gerais numa potência agropecuária. O deputado lembrou ainda que os mineiros são hoje os maiores produtores nacionais de café, leite e batata.

 

 

LEIA ABAIXO A HOMENAGEM DO DEPUTADO MISAEL VARELLA:

 

 

- Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, Minas Gerais vem se tornando potência agropecuária, pois já se apresenta como o maior produtor nacional de café, leite e batata, além de deter o maior rebanho equino do país. Ontem, dia 7 de julho, foi comemorado o dia do Produtor Rural Mineiro. A data instituída pela ALMG em 1998, apedido da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), homenageia aqueles que garantem a alimentação e o desenvolvimento econômico do nosso Estado e do Brasil.


Nos momentos mais importantes de Minas, o homem do campo sempre foi fundamental, pois a agricultura e a pecuária sustentaram o crescimento e a modernização do nosso Estado, simultaneamente à exploração de nossas conhecidas riquezas minerais. Nas fazendas, surgiu a autêntica culinária mineira, mais uma contribuição à construção da cultura e enriquecimento das tradições da gente mineira.


Ao longo do tempo, o dinamismo dos agricultores e pecuaristas levou Minas Gerais a novas conquistas. Graças a sucessivos recordes de produção, atualmente o agronegócio representa 42% da riqueza estadual, o que faz de Minas Gerais verdadeira potência agropecuária.


Com efeito, o Estado – além da primazia na produção de café, leite e batata, e o maior rebanho equino – ocupa o segundo lugar na produção de cana-de-açúcar, feijão e sorgo, e concentra o segundo maior rebanho bovino. Minas se destaca ainda pela produção nacional de milho, ovos, tomate, frutas e hortaliças. Ademais, é o principal Estado em reflorestamento no País.


Muito distante da literária imagem do caipira de enxada nas costas, o produtor rural mineiro vem se atualizando com a tecnologia, com os meios de comunicação, pesquisas e inovação. Busca informações, capacita-se, faz cursos, investe em georreferenciamento, usa aplicativos online para gerenciar sua propriedade.


Com o crescimento das cidades e redução das terras produtivas disponíveis, soube comandar o desenvolvimento tecnológico que tem garantido crescente produtividade por área, com menor impacto ambiental. Afinal, preservar os recursos naturais é a garantia de seu futuro. Por tudo isso, e trabalhando em silêncio, o produtor rural faz jus à sua tradição e torna Minas Gerais cada vez mais forte.


Sr. Presidente, é com alegria – que desejo ver compartilhada entre meus pares – comemoro o Dia do Produtor Rural Mineiro, junto com a FAEMG, em reconhecimento a este importante trabalho, e em espírito participo da entrega da Medalha do Mérito Rural a produtores, instituições e pesquisadores, que se destacaram em suas relevantes atividades nos campos das Alterosas. 

Please reload

Destaque

15º deputado federal mais votado do país, Misael Varella é o campeão entre os estreantes em Minas

December 25, 2014

1/3
Please reload

Notícias Recentes

February 19, 2020

Please reload

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022