Discurso - "É preciso tirar o S da cri(s)e. Crie!"


O SR. MISAEL VARELLA (DEM-MG)

Pronuncia o seguinte discurso:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, o nosso agricultor está sempre surpreendendo o Brasil e o mundo. No meio de tantas notícias ruins, aparece um exemplo do novo agronegócio de sustentabilidade intensiva, que produz quase o dobro do arroz e só com a metade da água na irrigação. Segundo José Luiz Tejon Megido há pessoas fazendo coisas geniais que serão, em não mais do que três a cinco anos, a moda geral desse novo agronegócio de sustentabilidade intensiva. Os conhecimentos estão disponíveis no que existe: pessoas especiais que pegam e fazem.

Exemplo sensacional José Luiz conheceu dias atrás. Imagine que o arroz irrigado é uma lavoura que exige verdadeira engenharia hidráulica. Altíssimo consumo de água. A média da produção do melhor arroz irrigado brasileiro, do Rio Grande do Sul, apresenta 7.500 kg por hectare e consumindo 11.500 m3 de água.

Pois bem, um jovem inovador, o Marlon Marques, agrônomo e sócio de uma das maiores lavouras de arroz da América do Sul, produz 13.500 kg por hectare, quase o dobro da média brasileira, e com apenas 50% da água. Ele utiliza irrigação por gotejamento e com isso não precisa alagar toda a área, tirar a água de toda a área, e ainda mais, ele pode fazer na mesma área plantio direto de arroz e pode produzir outros grãos, como milho e soja, o que aumenta a segurança dos produtores, com a diversificação, além do modelo de sustentabilidade intensiva. Esse modelo reduz o custo, o desembolso em 30%, e permite preparar, plantar e colher cada hectare de arroz em apenas duas horas, contra oito horas de uso de máquina no modelo convencional.

Sr. Presidente, enquanto alguns olham para o lado crítico da crise, outros olham para a criatividade. É preciso tirar o S da cri(s)e, como diz José Luiz. Crie! Parabéns, jovem Marlon, um verdadeiro especialista em produção de arroz irrigado.

Tenho dito.


Destaque
Notícias Recentes

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022