Deputado critica falhas no FIES e aponta prejuízo para instituições e alunos

 

Os problemas do FIES, sistema de financiamento estudantil do Governo Federal, foram alvo de críticas do Deputado Misael Varella. Em sessão no Plenário da Câmara, nesta segunda-feira, Misael pediu providências urgentes do Ministério da Educação para solucionar os problemas, que vêm prejudicando gravemente as instituições e os alunos.

 

O problema veio a público em 10 de fevereiro, após o então ministro da Educação, Cid Gomes, anunciar que seriam avaliados os aditamentos (pedidos de reajuste nos contratos de mensalidades) acima de 4,5%. Uma semana depois, Gomes disse que seriam aceitos aumentos de até 6,41%.

O bloqueio seria resultado da dificuldade do órgão em levantar orçamento para pagar o Fies neste ano. Estão disponíveis R$ 12,4 bilhões, valor inferior aos pedidos totais de aditamentos — conforme instituições de ensino, apenas os pedidos de renovação somam R$ 15 bilhões.

 

Milhares de estudantes e instituições no país aguardam solução para problemas de cadastro e liberação de créditos do FIES. Isso tem prejudicado alunos que não possuem condições de arcar com a mensalidade total dos cursos e instituições, que acumulam perda de estudantes pelo mesmo motivo. Misael classificou a atual legislação do FIES como um grande equívoco.

 

VEJA NA ÍNTEGRA O DISCURSO DO DEPUTADO MISAEL VARELLA

Please reload

Destaque

15º deputado federal mais votado do país, Misael Varella é o campeão entre os estreantes em Minas

December 25, 2014

1/3
Please reload

Notícias Recentes

February 19, 2020

Please reload

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022