Discurso em Plenário - "Precisamos definir políticas para o desenvolvimento da educação"

Discurso feito pelo deputado federal Misael Varella em 4 de março

 

 

O Sr. Misael Varella (Democratas-MG)

Pronuncia o seguinte discurso em 4-03-2015:

 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

 

A educação no Brasil continua na lanterna do mundo. Acaba de sair pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrando que no Brasil o professor perde 20% do tempo de aula acalmando os alunos e colocando a classe em ordem para poder ensinar. Além disso, o estudo aponta que 60% dos professores brasileiros ouvidos têm mais de 10% de alunos-problema em sua sala de aula, o maior índice entre os países participantes do estudo.

 

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning Internacional Survey, Talis, na sigla em inglês) ouviu professores de 33 países.

 

O estudo aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo para por a classe em ordem e acabar com a bagunça, 13% do tempo resolvendo problemas burocráticos e 67% dando conteúdo. É o país onde o professor mais perde tempo de aula. A média dos países da OCDE é de 13% do tempo para acabar com a bagunça.

 

O estudo perguntou aos professores se eles têm mais ou menos de 10% de alunos problemáticos na classe. O Brasil teve 60% dos docentes apontando terem mais de 10% de estudantes problemáticos. Chile, México e Estados Unidos aparecem depois. Na outra ponta, Dinamarca, Croácia, Noruega e Japão têm menos relatos de professores sobre alunos com mau comportamento.

 

Os dados foram levantados em 2013 com alunos do ensino fundamental e ensino médio (alunos de 11 a 16 anos), mas um relatório sobre a questão de comportamento dos alunos foi divulgado neste ano. No Brasil, 14.291 professores e 1.057 diretores de 1.070 escolas completaram o questionário da pesquisa.

 

Sr. Presidente, essa pesquisa Talis coletou dados importantes sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas. As informações fornecidas servem para comparar com outros países. Precisamos definir políticas para o desenvolvimento da educação.

 

A começar por melhores salários e maior valorização das atividades do professor. A volta da ordem e da disciplina no ambiente das escolas. A construção de uma cultura escolar positiva de incentivo e premiação aos bons alunos. Uma maneira de criar um ambiente mais familiar envolvendo os alunos, pais e professores nos problemas de comportamento em suas salas de aula.

 

Tenho dito.

 

 

Please reload

Destaque

15º deputado federal mais votado do país, Misael Varella é o campeão entre os estreantes em Minas

December 25, 2014

1/3
Please reload

Notícias Recentes

February 19, 2020

Please reload

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022