Discurso no Plenário - "Não podemos aceitar a cena dramática de doentes morrendo nas filas dos hospi


Discurso feito pelo deputado federal Misael Varella em 25 de fevereiro

O Sr. Misael Varella (Democratas-MG)

Pronuncia o seguinte discurso em 25-02-2015:

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

A nossa população aflita pergunta o que está acontecendo com a saúde pública. Não podemos aceitar a cena dramática de doentes morrendo nas filas dos hospitais. Isso é uma vergonha.

No ano passado assistimos ao fechamento do Pronto-socorro da Santa Casa de São Paulo, o maior do País. Trata-se de uma dramática demonstração do desleixo e da irresponsabilidade com que o poder público, em todos os seus níveis, trata a saúde, setor que dele recebe sempre muito menos do que precisa para se manter. Esse era o desfecho mais do que previsível, diante do aprofundamento contínuo da crise que a Santa Casa enfrenta há vários anos, e por isso soam falsas – para dizer o mínimo – as queixas dos governos federal, estadual e municipal, de que não foram avisados da medida extrema.

Conforme apontou um jornal paulista, a responsabilidade do governo federal é ainda maior, porque na raiz da crise das Santas Casas, a começar pela de São Paulo, e dos hospitais filantrópicos em geral, está – como é de há muito sabido, mas não custa repetir – a defasagem da tabela de procedimentos do SUS, que cobre apenas 60% dos custos. Com os restantes 40%, eles “que se virem”. Essa é a principal causa do endividamento e da crise dessas instituições, responsáveis por 45% dos atendimentos do SUS.

Sr. Presidente, urge reajustar a tabela de procedimentos do SUS para tirar as Santas Casas e os hospitais filantrópicos da crise. Só assim poderemos corrigir essa verdadeira vergonha de nosso sistema de saúde pública.

Tenho dito.


Destaque
Notícias Recentes

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022