Discurso no Plenário - "Não podemos aceitar a cena dramática de doentes morrendo nas filas dos hospitais"

Discurso feito pelo deputado federal Misael Varella em 25 de fevereiro

 

O Sr. Misael Varella (Democratas-MG)

Pronuncia o seguinte discurso em 25-02-2015:

 

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados,

 

A nossa população aflita pergunta o que está acontecendo com a saúde pública. Não podemos aceitar a cena dramática de doentes morrendo nas filas dos hospitais. Isso é uma vergonha.

 

No ano passado assistimos ao fechamento do Pronto-socorro da Santa Casa de São Paulo, o maior do País. Trata-se de uma dramática demonstração do desleixo e da irresponsabilidade com que o poder público, em todos os seus níveis, trata a saúde, setor que dele recebe sempre muito menos do que precisa para se manter. Esse era o desfecho mais do que previsível, diante do aprofundamento contínuo da crise que a Santa Casa enfrenta há vários anos, e por isso soam falsas – para dizer o mínimo – as queixas dos governos federal, estadual e municipal, de que não foram avisados da medida extrema.

 

Conforme apontou um jornal paulista, a responsabilidade do governo federal é ainda maior, porque na raiz da crise das Santas Casas, a começar pela de São Paulo, e dos hospitais filantrópicos em geral, está – como é de há muito sabido, mas não custa repetir – a defasagem da tabela de procedimentos do SUS, que cobre apenas 60% dos custos. Com os restantes 40%, eles “que se virem”. Essa é a principal causa do endividamento e da crise dessas instituições, responsáveis por 45% dos atendimentos do SUS.

 

Sr. Presidente, urge reajustar a tabela de procedimentos do SUS para tirar as Santas Casas e os hospitais filantrópicos da crise. Só assim poderemos corrigir essa verdadeira vergonha de nosso sistema de saúde pública.

 

Tenho dito.

Please reload

Destaque

15º deputado federal mais votado do país, Misael Varella é o campeão entre os estreantes em Minas

December 25, 2014

1/3
Please reload

Notícias Recentes

February 19, 2020

Please reload

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022