A comovente história de Lael Varella

Vida, paixão e obra de um mito da política mineira

 

Em meados da década de 70, Lael Varella já era um empresário de sucesso e foi cogitado, pelos amigos e pecuaristas, para presidir o Sindicato Rural, que o qual julgavam precisar da sua capacidade de trabalho e do seu talento. Aceitou e venceu. Eleito presidente, promoveu uma reformulação geral do Sindicato, começando pela construção de um dos maiores e mais bem equipados parques de exposições do Estado, que, por sugestão dos próprios pecuaristas, leva o seu nome.

 

Foi sua capacidade de aglutinar pessoas em torno de ideias que levou seus amigos e admiradores a sugerir sua candidatura a uma cadeira na Câmara Federal.

 

Era preciso que o gênio administrativo de Lael Varella transpusesse as fronteiras do município e do estado e foi atendendo ao apelo popular que se candidatou a uma cadeira na Câmara Federal, elegendo-se Deputado Federal Constituinte em 1986. O estado de Minas Gerais e especialmente nossa Muriaé, estavam representados em Brasília por um ilustre filho, um homem cheio de dinamismo e valor, atuando no Congresso Nacional a favor de Minas e do país. 

 

Lael Varella foi reeleito em 1990 e no dia em que concorria ao terceiro mandato, foi ferido por uma punhalada do destino que mudaria radicalmente sua vida. Naquele 3 de outubro, seu filho caçula, Cristiano Varella sofrera um acidente na BR-116, na entrada da cidade. Deus o levou antes do tempo, em pleno vigor da mocidade, num trágico acidente de automóvel.

 

Motivado pela infelicidade de perder um filho querido, teve a felicidade e a coragem de criar a Fundação Cristiano Varella e construir o Hospital do Câncer de Muriaé, considerado o melhor do Estado e um dos melhores da América Latina em sua especialidade. Um hospital que mudou a história da nossa cidade, de toda a Zona da Mata e de Minas Gerais, acolhendo centenas de pessoas sem recursos, amenizando o seu sofrimento e muitas vezes salvando vidas.

 

Lael Varella tem hoje no Hospital da Fundação Cristiano Varella o substituto do filho que perdeu. É um empreendimento que o enche de orgulho.

 

E fez ainda mais: fundou uma faculdade, a FAMINAS, para proporcionar aos nossos jovens a oportunidade de fazer um curso superior com mais facilidade e mais perto dos seus familiares.

 

Após sete mandatos consecutivos, Lael Varella lança seu filho Misael Varella para substituí-lo na Câmara Federal, confiando-lhe sua sucessão política com a certeza de que irá atuar com a mesma dedicação, o mesmo empenho e espírito público, representando a confiança dos 243 mil eleitores que confiaram o seu voto nas últimas eleições.

 

Biografia Parlamentar

 

Eleito Deputado Federal constituinte em 1986, vem sendo reeleito consecutivamente a sete mandatos. Hoje, faz parte de um seleto grupo de 25 Deputados Federais que, nos últimos 27 anos, venceram todas as eleições que disputaram.

 

Foi o único Deputado Federal mineiro que, nos últimos 30 anos, presidiu a Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização, a mais importante do Congresso Nacional.

 

Na última eleição, dos 513 Deputados Federais, apenas 20 foram eleitos com votação própria. Lael Varella foi um deles. Os outros 493 se elegeram com votos de legenda e coligação. 

 

Em 2010, com 243.884 votos, Lael Varella foi o 17º Deputado Federal mais votado do país. 

 

No Brasil, entre os 20 Deputados Federais mais votados, ele ocupa o primeiro lugar em percentual em seu domicílio eleitoral, com 60% dos votos válidos.

 

Mas é na área da saúde que Lael Varella realizou a maior de suas obras, o Hospital do Câncer de Muriaé, da Fundação Cristiano Varella, a maior obra pública já construída por um parlamentar na história do país, hoje uma referência nacional no tratamento oncológico.  No ano de 2013 liberou recursos para ampliação do primeiro e segundo blocos além da  construção do terceiro bloco do Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella.

 

Presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização

 

Em 1998, o deputado Lael Varella, respeitado entre seus colegas, ocupou no Congresso Nacional cargos de grande expressão política, inclusive a presidência da Comissão Mista de Planos, Orçamento Público e Fiscalização, a mais importante e única permanente, tornando-se o único mineiro a presidi-la em 30 anos.

 

Nesse cargo, conseguiu as dotações orçamentárias necessárias aos mais importantes projetos nacionais para as mais diversas regiões do País. Seu gabinete era frequentado por legisladores de vários estados da Federação, por governadores e ministros em busca de apoio para dotações de verbas orçamentárias.

 

Graças ao empenho e prestígio de Lael Varella, o município de Muriaé recebeu uma das mais importantes unidades hospitalares do Brasil, dotado dos mais avançados equipamentos e da mais moderna estrutura médico-hospitalar na área da oncologia. Muriaé inseriu-se, com o Hospital do Câncer da Fundação Cristiano Varella, no seleto grupo de centros hospitalares de excelência.

 

 

Please reload

Destaque

15º deputado federal mais votado do país, Misael Varella é o campeão entre os estreantes em Minas

December 25, 2014

1/3
Please reload

Notícias Recentes

February 19, 2020

Please reload

Deputado Federal Misael Varella - 2019/2022